Como funciona a campanha de testagem do HIV pelo aplicativo de encontros Grindr?
O Ministério da Saúde firmou uma parceria com o aplicativo de relacionamentos Grindr para ampliar a divulgação do autoteste de HIV. Usuários da ferramenta, voltada para o público LGBTQIAPN+, recebem informações e orientações sobre o projeto "A Hora é Agora" por meio do próprio app, com links que facilitam o acesso à página da ferramenta.
Criado há dez anos com o objetivo de fortalecer o acesso aos serviços de saúde, o site A Hora é Agora, traz meios para ampliação da testagem e do tratamento para o HIV. Nele o público encontra informações detalhadas sobre prevenção, incluindo métodos eficazes para reduzir a possibilidade de infecção.
Uma das principais funcionalidades é o canal de solicitação de kits de autotestagem, que podem ser recebidos em casa pelos Correios ou retirados em pontos específicos. A página fornece o passo a passo para realização do autoteste, incluindo um vídeo demonstrativo que explica a forma correta de coletar a amostra, realizar o teste e interpretar os resultados.
Além disso, o site disponibiliza uma calculadora de risco, que permite uma avaliação com base nos comportamentos relatados. Quem testar positivo para o HIV, recebe orientação e suporte. Pessoas nessa situação são encaminhadas ao sistema de saúde municipal para início do tratamento.
A ferramenta facilita a vinculação com os serviços de saúde e auxilia o início dos cuidados com antirretroviral o mais rápido possível nas unidades básicas. Ela foi implementada inicialmente em Curitiba. Em 2019 foi ampliada para Campo Grande e Florianópolis. Atualmente, o autoteste de HIV está disponível também em Porto Alegre e Fortaleza.
A parceria com o Grindr envolve o Departamento de Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o escritório do Centros de Controle e Prevenção de Doenças no Brasil (CDC-Brasil) e as secretarias municipais de saúde.
Desde abril, após a veiculação de mensagens inbox e pop-up no Grindr, houve um aumento de 69% nos pedidos de autotestes em Campo Grande e 65% em Florianópolis. É possível solicitar os testes pelo projeto "A Hora é Agora" por meio do site www.ahoraeagora.org.