Justiça Eleitoral cassa registro de prefeito eleito em Goiânia (GO) e condena Ronaldo Caiado (UB) por abuso de poder político
A Justiça Eleitoral de Goiás determinou, nesta quarta-feira (11), a cassação do registro do prefeito eleito de Goiânia (GO), Sandro Mabel (UB), e sua vice, Cláudia Lira (Avante), por abuso de poder político. A decisão prevê, ainda, que ambos fiquem inelegíveis por oito anos.
Na mesma ação, a Justiça Eleitoral condenou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), também por abuso de poder político. O mandatário também perdeu seus direitos políticos por oito anos.
A decisão ocorreu após a candidatura de Fred Rodrigues (PL), derrotada nas urnas, nas eleições à Prefeitura de Goiânia, acionar o Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).
Conheça Sandro Mabel, o candidato a prefeito de capital mais rico do Brasil
A decisão foi proferida pela juíza Maria Umbelina Zorzetti, tem caráter de urgência, mas é provisória e cabe recurso para Mabel, Caiado e Lira. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) informou, via assessoria, que a sentença ainda não chegou à Corte.
Mabel e Caiado ainda não se manifestaram sobre a condenação.