Jubileu 2025 da Igreja Católica terá evento dedicado a comunidade LGBTQIA+ em setembro
O Jubileu 2025, tradicional evento da Igreja Católica que ocorre a cada 25 anos, e representa um momento de reconciliação, perdão e renovação espiritual cristão, terá um evento oficial no calendário do Ano Santo Católico Romano 2025 voltado exclusivamente para a comunidade LGBTQIA+.
A histórica igreja barroca del Gesù, na capital italiana, Roma, receberá, em 6 de setembro de 2025, peregrinos e simpatizantes católicos da comunidade LGBTQIA+, para uma vigília de oração, antes de seguirem com a jornada para a tradicional Basílica de São Pedro.
A vigília será organizada pela Tenda de Jônatas (La Tenda de Gionata, em italiano), grupo criado pelo padre David Esposito dedicado a acolher os cristãos que também fazem parte da comunidade LGBTQIA+ e todos que sofrem discriminação.
O Jubileu 2025 será inaugurado oficialmente em 24 de dezembro de 2024, e durará até 6 de janeiro de 2026. O evento pretende atrair 32 milhões de católicos peregrinos para a cidade de Roma, principal cidade do evento canônico.
Até o dia nove de dezembro, no entanto, o evento não constava no calendário oficial de eventos do Jubileu 2025, mas, segundo o jornal italiano Il Messaggero, já teria sido aprovado pelo próprio Papa Francisco, apesar de a celebração ter sofrido "resistência interna".
A iniciativa teria partido do padre Pino Piva, jesuíta de Bolonha que trabalha próximo à comunidade LGBTQIA+, e contado com o apoio do cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal italiana.