Coroa de imperatriz roubada do Louvre é encontrada
Os assaltantes levaram oito joias de “valor patrimonial inestimável valor patrimonial do Museu do Louvre, incluindo a tiara da imperatriz Eugênia e dois colares, informou o governo francês.
O Ministério da Cultura francês confirmou, em comunicado, que um nono item, a coroa da imperatriz Eugênia de Montijo (1853-1870), mulher de Napoleão III, foi deixada para trás durante a fuga dos assaltantes. Estão sendo avaliados possíveis danos ao objeto.
“Duas vitrines de alta segurança foram alvo do assalto”, acrescentou.
De acordo com a procuradora de Paris, Laure Beccuau, o grupo era composto por quatro homens com os rostos cobertos, que fugiram “em scooters de alta potência” após o roubo.
As autoridades investigam a existência de possíveis “patrocinadores ou agentes internos” ligados ao crime.
Veja imagens das joias roubadas no Museu do Louvre, em reportagem do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil
“Tudo isto demonstra preparação”, afirmou Beccuau à rede de TV francesa BFMTV, acrescentando que, embora não se descarte uma possível interferência estrangeira, essa “não é a hipótese preferida”.
Entre as linhas de investigação, as autoridades consideram a possibilidade de o roubo ter sido encomendado por um colecionador privado ou de ter como objetivo o desmantelamento das peças para venda das pedras preciosas individualmente.
O Ministério da Cultura francês classificou o furto como “um golpe no patrimônio francês” e destacou que as joias roubadas “fazem parte da história e da identidade cultural da França”.
A polícia de Paris lançou uma operação de grande escala para identificar e capturar os assaltantes, enquanto o Louvre permanece parcialmente fechado ao público até nova avaliação de segurança.
* É proibida a reprodução deste conteúdo



Marcha: livro mostra desafios de mulheres negras nas eleições
Marcha trans e travesti pede garantia de direitos e fim da violência
Nigeriano critica soluções ilusórias para África na agenda climática
Novo rascunho de documento da COP30 avança em alguns pontos