Folia em família: saiba onde aproveitar o carnaval com crianças no Distrito Federal
Vai curtir o carnaval 2024 em família? O Brasil de Fato DF reuniu opções divertidas para aproveitar a folia com crianças no Distrito Federal. São bloquinhos e apresentações que reúnem brincadeiras, teatro, pintura de rosto e muita música.
Para se divertir com tranquilidade, algumas dicas:
– Antes de sair, cheque se o local tem banheiro e sombra;
– Evite horário em que o sol é mais forte (entre 10h e 14h);
– Leve água, frutas e outras comidas leves;
– Vista roupas e sapatos confortáveis;
– Converse com a criança sobre a festa e faça combinados;
– Respeite os limites da criança
Bloco Baratinha
O bloquinho infantil mais tradicional de Brasília, fundado em 1990, conta com mais uma edição em 2024, repleta de brincadeiras e bailinhos. O tradicional bloco da Baratinha reúne música, confete, camas elásticas, escorregador e futebol de sabão, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, neste domingo (11), das 13h30 às 20h30.
Neste ano, o Bloco da Baratinha promove carnaval com o lema “Criança longe das drogas”. O bloco não tem restrição de idade, os adultos também serão presenteados com marchinhas, samba, maracatu e baião. Não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas, drogas lícitas ou ilícitas.
Bloco Infantil da Baratinha:
Recomendado para todas as idades
Data: 11/02/2024
Horário: 13h (concentração) – 20h30 (término)
Local: estacionamento do parque Ana Lídia, parque da cidade
Bloco Carnapati
Os Saltimbancos Músicos de Brémen, espetáculo da Cia Teatral, MAPATI participam do carnaval do Sesi Lab em 10 e 11 de fevereiro. Com direito a fanfarra, pintura de rosto, brincadeiras com balão e som de DJ infantil, as crianças poderão acompanhar o cortejo do bumba peixe em homenagem a Peixe vivo, cantiga tradicional popular que serviu de inspiração a Juscelino Kubitscheck enquanto construía Brasília.
Saltimbancos Músicos de Brémen / Nina Quintana
No dia 12/2, a partir das 10h, o CARNAPATI estará no estacionamento do Eixo Ibero-americano de Cultura, com uma apresentação teatral sobre a história do frevo e como dançar o ritmo musical. Na programação também haverá DJ, Orquestra Popular Menino da Ceilândia e a Banda Badulaque.
Carnaval no Espaço Cultural Renato Russo
O Carnaval no Espaço Cultural Renato Russo promete uma festa única na segunda-feira, 12 de fevereiro, especialmente voltado para a criançada e suas famílias. Oficinas de percussão e adereços carnavalescos para cair na folia.
Ventoinha de Canudo / Leopoldo Silva
O Ventoinha de Canudo, primeiro grupo de pífanos brasiliense, encantará com um cortejo para dançar e brincar na Praça Central. E o Bloco Vassourinhas de Brasília, herdeiro dos blocos tradicionais, vai trazer toda a magia do frevo para o Carnaval da cidade. É só chegar. Toda a programação é gratuita!
Data: 12/02
13h às 15h – Oficinas de Percussão e Adereços de Carnaval;
15h às 16h – Cortejo do Ventoinha de Canudo;
16h às 20h – Concentração e saída do Bloco do Vassourinhas de Brasília;
Classificação: Livre
Cobrança: Gratuito
Bloco Aruc
O desfile de rua da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) no dia 10, tomará conta da Avenida das Mangueiras, na divisa entre o Cruzeiro Novo e o Cruzeiro Velho. O desfile será das 16h às 22h, com concentração atrás do Superveneza, na Quadra 811 do Cruzeiro Velho, a partir das 15h. Os foliões poderão se juntar ao cortejo e se divertir ao som das marchinhas e do tema-enredo Dinâmico R, o super-herói do Cruzeiro encontra Garuquinho.
Bloco da Aruc vai levar diversão à juventude com enredo sobre o personagem local Dinâmico R / Divulgação/Administração do Cruzeiro
A Aruc atrai a juventude e as crianças ao apresentar personagens criados na própria cidade. “Será um desfile descontraído, com a presença de todos os nossos segmentos. Pela primeira vez na história, o desfile de rua será temático e teremos a presença dos personagens do título na comissão de frente”, comenta o presidente da Aruc, Rafael Fernandes.
Desfile de rua da Aruc
→ Data: dia 10
→ Horário: das 16h às 22h
→ Local: Av. das Mangueiras, na divisa entre o Cruzeiro Novo e o Cruzeiro Velho
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Fonte: BdF Distrito Federal