Viradão Suburbano começa nesta sexta-feira (8) e segue até o fim de novembro na zona norte do Rio
O Viradão Cultural Suburbano chega a sua 5° edição com homenagens ao compositor e flautista Altamiro Carrilho (1924–2012), considerado um dos principais nomes do Choro brasileiro e Leci Brandão, primeira mulher a integrar a ala de compositores e compositoras da Mangueira, que em setembro chegou aos 80 anos. O evento é gratuito e ocorre a partir desta sexta-feira (8) se estendendo pelo mês de novembro em diversos bairros da zona norte do Rio de Janeiro.
A abertura oficial do 5º Viradão acontece nesta sexta-feira (8), às 18h, na Escola Quilombista Dandara dos Palmares, no Complexo do Alemão, na zona norte da capital fluminense, localizado na rua Sebastião de Carvalho, 36, em Ramos. O espaço se propõe a ser um local aberto para apresentação e projeção de novos artistas locais e hoje será ocupado pelo coletivo Leopoldina Hip-Hop, que apresentará a edição especial do evento que realiza em parceria com o Sarau da Zilda.
Além do Alemão, diversos outros pontos simbólicos para a memória do subúrbio da Leopoldina estão no circuito do 5º Viradão, como o Cacique de Ramos, o Olaria Atlético Clube e o Reginaldo’s Bar, próximo ao Reduto Pixinguinha, na Praça Ramos Figueira, em Olaria, onde, no sábado (9), haverá uma roda de samba, a partir das 13h. Também marcam presença a Feira Orgânica de Olaria, a Casarti (Casa do Arista Independente), em Cordovil, e os bares Barmazem, na Penha Circular, e Manga Rosa, na Vila da Penha.
A programação completa do festival de arte e cultura dos subúrbios está disponível no Instagram do Viradão. Entre as manifestações artísticas estão: música, teatro, dança, artes plásticas, performances, intervenções urbanas e literatura.
Fonte: BdF Rio de Janeiro