Papo na Laje inicia nova temporada com episódio sobre moeda social em Maricá (RJ)
Na última quinta-feira (11), o Papo na Laje deu início à exibição da sua terceira temporada. O programa televisivo semanal reúne jovens em lajes das periferias e das favelas do Rio de Janeiro para debater assuntos relevantes da sociedade e da classe trabalhadora.
Na estreia da terceira temporada, o programa traz a experiência da moeda social Mumbuca, que faz parte do programa de Renda Básica de Cidadania (RBC) de Maricá, na região metropolitana. O episódio foi gravado na unidade de produção agroecológica Manu Manuela, no bairro Cajueiros.
Leia mais: Conheça a experiência de Economia Solidária de Maricá (RJ)
As convidadas foram Manuela Mello, presidente do Banco Comunitário Popular de Maricá, o banco Mumbuca e Joanna Leão, funcionária da Secretaria de Economia Solidária.
As jovens falaram que a política atinge cerca de 60% da população maricaense, totalizando 91 mil beneficiários, além de 14 mil comércios e prestadores de serviços que aceitam a moeda. A terceira temporada do Papo na Laje é transmitida todas as quintas, às 18h, no canal do YouTube do programa.
"Nossa moeda é gerida por um banco comunitário que também é do município. A Mumbuca é pioneira e nasce por intermédio do poder público atrelado a um projeto de governo. A renda básica é um tipo de benefício que vai além de transferência de renda, outros benefícios do município também são pagos em moeda social", explicou Manuela Mello.
Assista:
Papo na Laje
O Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude.
Cultura, esporte, política e religião são alguns temas que já estiveram em pauta no programa idealizado e construído por jovens de diversas regiões fluminenses. O objetivo do projeto é mostrar a força e a multiplicidade da juventude periférica, por isso, toda semana apresenta novos convidados e iniciativas.
A terceira temporada do programa conta com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS).
Nas primeiras gravações, jovens e representantes dos seus bairros falaram sobre diferentes projetos locais, como o Horta Agroecológica, Moeda Social, Políticas Públicas de Audiovisual para a Juventude e Ciência, Tecnologia e Inovação em Maricá.
Fonte: BdF Rio de Janeiro