Mostra traz teatro internacional para São Paulo e aumenta número de espetáculos do Sul Global
Começa nesta sexta-feira (01) a 9ª edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. A abertura será no teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, às 21h, com o espetáculo Broken Chord (Acorde Rompido). O projeto teve concepção artística dos sul-africanos Gregory Maqoma e Thuthuka Sibisi.
Nesta edição, a mostra aumentou a participação de espetáculos vindos de países do Sul Global, com o objetivo de expandir a perspectiva decolonial nos palcos e ampliar a visibilidade de novas teatralidades.
"É uma escolha que reflete a maturidade da mostra. Reflete uma grande coerência com objetivo da mostra, que sempre foi abordar as questões do momento presente. A MIT sempre trouxe espetáculos de fora desse eixo reconhecido e mais forte do teatro, que é muito europeu, de uma maneira geral", explicou Rachel Brumana, coordenadora geral de produção da MIT.
Ela participou ao vivo do programa Central do Brasil desta sexta-feira e, além de destacar atrações da mostra, fez uma reflexão sobre a diversidade da programação e a importância do teatro nos dias atuais.
"A MIT sempre trouxe artistas de outras realidades, outros países. Países africanos, da América Latina, artistas palestinos e isso acabou refletindo no diálogo com o público brasileiro", apontou.
A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo tem quatro eixos de atividades: a Mostra de Espetáculos, as Ações Pedagógicas e o MITBra – Plataforma Brasil, um programa de internacionalização das artes cênicas brasileiras.
Nesta edição, o artista em foco será o diretor e compositor sul-coreano Jaha Koo, que apresentará a trilogia Hamartia: Lolling and Rolling, Cuckoo e A História do Teatro Ocidental Coreano.
O filósofo e teórico político camaronês Achille Mbembe fará parte da programação do eixo Olhares Críticos. Responsável por cunhar o termo "necropolítica", Mbembe apresentará a sua visão afrocêntrica sobre os efeitos do colonialismo na África e no mundo
Outras informações sobre os espetáculos, tema das ações pedagógicas e demais detalhes da programação estão disponíveis no site da mostra
A entrevista completa está disponível na edição desta sexta-feira do programa Central do Brasil no canal do Brasil de Fato no YouTube
Assista agora
E tem mais!
Pibão
Economia brasileira cresceu 2,9% em 2023; resultado é mais que o triplo do que o previsto pelo Boletim Focus no começo do ano passado.
Populismo religioso
O que quer dizer a simbologia evangélica presente no ato em apoio a Bolsonaro no último domingo?
Comercialização da morte
Série de reportagens do Brasil de Fato mostra como as empresas privadas que administram o serviço de funeral em São Paulo exploram a vulnerabilidade das pessoas enlutadas.
O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e emissoras parceiras.