Bem Viver na TV: conheça Dona Val e os cantos da lavoura cacaueira
No primeiro capítulo da atual versão da novela Renascer, da TV Globo, uma cena chamou atenção pela beleza: a personagem Maria Santa pendura roupas no varal enquanto entoa um canto de trabalho, momentos antes de conhecer seu amado José Inocêncio.
A canção que emocionou o público se chama Borboleta, composta pela ex-lavadeira e patrimônio vivo da cultura popular baiana Valderez Freitas Teixeira, mais conhecida como Dona Val. Em sua casa na cidade de Ilhéus (BA), no bairro de Salobrinho, ela recebeu o Brasil de Fato para relembrar sua trajetória e mostrar seu repertório autoral. A entrevista é o destaque desta edição do Bem Viver na TV.
Dona Val conta que aprendeu a cantar na lavoura, com sua mãe. "Era muito comum o pessoal cantar na lavoura, era todo mundo alegre, cantando, todo mundo sorrindo, e eu me empolguei com isso. Amei. E não saiu da minha cabeça", relembra.
Aos 87 anos, Dona Val acaba de lançar seu primeiro disco, "Autoridade Dona Val", com cantos de trabalho da lavoura cacaueira.
"Eu nunca fui numa aula de música, nunca fiz nada sobre voz, e me apareceu essa assim, de repente, sem eu esperar. Então, a emoção é grande. São sete canções, e eu escolhi todas. Não estudei, eram coisas que vinham assim na minha cabeça e eu mandava para o papel", revela Dona Val.
Além do trabalho como cantora e compositora, Dona Val coleciona outros trabalhos em televisão e cinema. Ela também atuou na primeira versão da novela Renascer, exibida em 1993.
E falando em cultura baiana…
O Bem Viver deste sábado (6) ainda traz uma reportagem sobre o legado do artista baiano Moraes Moreira, símbolo da MPB, do frevo e do carnaval, que há quatro anos deixou saudade e agora é homenageado em um álbum que reúne gente de alta expressão na cena musical brasileira.
E tem mais: saiba como a agroecologia tem transformado a vida das pessoas que vivem no Complexo da Penha, conhecido por ser uma das comunidades mais violentas do Rio de Janeiro.
No mês que lembra os 60 anos do golpe que inaugurou a ditadura militar no Brasil, o Bem Viver traz as histórias de resistência de um memorial em São Paulo.
E tem receita no Comida de Verdade. Gema Soto ensina um doce que é sinônimo de tradição: a rabanada.
Quando e onde assistir?
No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h, tem programa inédito. Basta clicar aqui.
Na TVT: sábado às 13h; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Na TV Brasil (EBC), segunda-feira às 6h30.
Na TVCom Maceió: sábado às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET.
Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.
TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.