Londrina se prepara para receber o Festival Quizomba de Culturas Tradicionais
Em abril de 2024, o Festival Quizomba de Culturas Tradicionais chega em Londrina e traz consigo uma explosão de cores, sons e tradições. Com o intuito de celebrar e honrar a rica herança cultural do Brasil, o evento reunirá artistas de todas as partes do país em uma celebração única das culturas tradicionais.
A primeira de três edições está marcada para acontecer de 10 a 14 de abril, com foco no Abril dos Povos Originários, e promete uma programação cheia de atividades imperdíveis. Serão realizadas oficinas, debates, exibições audiovisuais, além da já tradicional festa de encerramento.
O Festival Quizomba de Culturas Tradicionais é um projeto realizado pelo Coletivo Quizomba e a Vila Cultural Alma Brasil, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e fomentado pelo Programa Funarte de Apoio à Ações Continuadas 2023. Seu objetivo primordial é proporcionar aceso e apreciação às expressões artísticas e culturais enraizadas na tradição oral, com influências africanas e indígenas, que desempenham um papel fundamental na formação da identidade cultural brasileira.
O Festival é dividido em três edições que serão realizadas em abril, julho e novembro. Cada etapa será marcada por experiências com mestres e mestras da cultura tradicional brasileira, culminando com um grande encontro em novembro.
Nessa primeira etapa, o evento tem a confirmação da presença da rapper indígena e Katu Mirim, da guardiã da cultura popular paraibana Mestra Penha e da DJ Luciana Telles.
Além das atividades principais, haverá o Quizombinha, com atividades voltadas para as crianças, proporcionando um espaço de diversão e aprendizado através de contação de histórias.
Todas as atividades serão gratuitas e devem ocupar múltiplos espaços da cidade, a atividade final da edição de abril irá acontecer no gramado em frente à Vila Cultural Alma, em Londrina.
Mais do que um simples evento local, o Festival Quizomba de Culturas Tradicionais é guiado por uma perspectiva cultural crítica, com foco nas culturas contra-hegemônicas, corpos e saberes historicamente marginalizados no Brasil. É um convite para todos se juntarem em uma celebração diversa, criativa e festiva, onde os povos tradicionais, populares e originários são os protagonistas.
Fonte: BdF Paraná