Festival de teatro político acontece pela primeira vez em Cavalcante, Goiás
A sexta edição da Mostra Terra em Cena e na Tela, festival de teatro político e vídeo popular, acontece neste fim de semana, nos dias 26 e 27 de outubro. Pela primeira vez, o evento será realizado na cidade de Cavalcante (GO).
O local foi escolhido para promover o intercâmbio entre os coletivos de teatro e audiovisual da rede do Terra em Cena, da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (UnB) e de cursistas do programa “Escola da Terra”, iniciativa que reúne professores da educação básica e pública do Distrito Federal e das comunidades quilombolas Kalunga.
Para a programação, foram selecionados trabalhos que dialogam com questões relevantes para o território Kalunga e as escolas do campo.
De acordo com Rafael Villas Bôas, professor da Licenciatura em Educação do Campo da UnB e integrante do Coletivo Terra em Cena, a Mostra é uma oportunidade para que as produções de coletivos teatrais e audiovisuais circulem. “Conseguir organizar mostras em que esses grupos se encontram é uma ação pedagógica, política e organizativa para que, mediante as trocas que são estabelecidas, os intercâmbios se fortaleçam e também a produção dos grupos se enriqueça com as trocas existentes”, explica.
“É também um momento de estímulo para que outras comunidades, escolas e territórios que não fazem uso do recurso audiovisual, visual e teatral, se estimulem a criar experiências coletivas, porque isso enriquece o debate sobre a realidade, sobre as formas de transformação da realidade”, conclui.
A Mostra começa no sábado (26), às 8h, na escola Morro Encantado, com o espetáculo "A Legítima História Verdadeira", da Cia Burlesca. A obra narra a história de mulheres, lideranças camponesas e sindicais, que desafiaram as estruturas autoritárias e desiguais do Brasil, especialmente a concentração fundiária que perpetua conflitos por terra ao longo dos séculos: Margarida Alves e Roseli Nunes.
À tarde, às 17h, o festival segue na escola Morro Encantado com a peça “Calcário”, inspirada em vivências de Fercal, região administrativa do Distrito Federal (DF). Três intérpretes habitantes de um território que abriga duas grandes fábricas cimenteiras contam, por meio de cenas independentes e fragmentadas, como é ser e estar neste espaço desde quando nasceram. A transformação do lugar, a mobilização comunitária, as políticas públicas ou a falta delas, o senso de pertencimento, o amor pela terra, o desajuste entre a expectativa de um futuro melhor e o enraizamento na rotina fabril de um trabalho.
Ainda no sábado (26), às 20h, no Antigo Peti, será exibido o documentário "Meada Cor Kalunga”. “Assim como dois troncos de raízes fortes do cerrado, duas cumades Marta Kalunga e Dirani Kalunga, preparam as meadas e o tingimento no quilombo Vão de Almas de Goiás”, descrevem as diretoras Marta Kalunga, Alcileia Torres e Ana Luíza Reis.
“Não fazer a Mostra no campus [da UnB] de Planaltina e sim em Cavalcante tem a ver com esse movimento de estender, capilarizar e dialogar de maneira horizontal com os territórios do quilombo Kalunga, e estimular que essas trocas se tornem cada vez mais vigorosas”, projeta Villas Bôas.
Coletivo Terra em Cena
A Mostra Terra em Cena e na Tela é produzida pelo Coletivo Terra em Cena, uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária, quilombolas e em meio urbano.
É composto por professores universitários da UnB, da Universidade do Piauí (UFPI), e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade.
Confira a programação completa
Sábado (26/10)
08h – A Legítima História Verdadeira – Cia Burlesca
Local: Escola Morro Encantado
17h – Calcário – Calcário/Fercal (DF)
Local: Escola Morro Encantado
20h – Meada Cor Kalunga e Ekobé Quilombo Kalunga em Cena
Local: Antigo Peti
Domingo (27/10)
8h30 – Lar Doce Lar? – Ledocênicas
Local: Escola Morro Encantado
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Fonte: BdF Distrito Federal